Todos já perceberam o impacto que o covid-19 tem causado na economia
brasileira mas você sabia que os portos também estão perdendo produtividade
devido a essa situação?
Long Beach. Pixabay, 2020
Os portos dos Estados Unidos perderam produtividade em volume de carga.
Esses portos são Long Beach e Los Angeles. Sabendo que o Porto de Long
Beach é o segundo maior em movimentação de contêineres de todo Estados Unidos
você consegue imaginar a situação dos outros?
O diretor executivo
do porto, Gene Seroka conversou com jornalistas do Daily Breeze. Na entrevista
disse que "no mês de abril, o porto (de LA) movimentou 689.000 TEUs, 6%
abaixo do ano passado."
O Porto de Long Beach, que
divulgou os dados de abril na terça-feira, 12 de maio, disse que seu volume de
carga no mês passado caiu 17,3% - ou 519.730 TEUs - em relação ao mesmo mês de
2019.
Os portos duplos – Long Beach e
Los Angeles registraram declínios a cada mês de 2020 até agora, em comparação
com os mesmos meses do ano passado; No geral, Los Angeles caiu 15,5% este
ano em comparação com 2019 e Long Beach caiu 9,5%, segundo dados.
Além disso haverão diversas
viagens canceladas.
Enquanto o porto de Long Beach
relatou apenas um arquivamento de navio cancelado em abril, mais virão. O
complexo portuário de San Pedro Bay, que inclui os dois portos, está analisando
48 viagens canceladas de 1 de abril a 30 de junho, disseram autoridades do
porto de Long Beach. Dezesseis deles estarão em Long Beach.
Ambos
os portos combinados relataram 10 travessias em branco durante o mesmo período
em 2019.
Em
abril os números se atualizaram após as 61 travessias canceladas para os dois
portos durante o primeiro trimestre de 2020, causadas por uma desaceleração da
fabricação quando a crise do COVID-19 atingiu a China com mais força. Isso
foi quase o dobro das 31 travessias em branco do mesmo período do ano anterior.
Será
que a China tem relação? Por que ....
Pixabay, 2020
A China é o maior parceiro
comercial dos portos.
Ambos os portos, por exemplo, registraram volumes recordes de carga em
abril de 2019, em grande parte por causa dos carregadores tentando vencer mais
uma rodada de tarifas que o governo Trump impôs à China durante a guerra
comercial. O arrasto na carga apareceu no segundo semestre de 2019: de
setembro a dezembro.
O
efeito da guerra comercial transitou para 2020, particularmente em
janeiro. Em seguida, o surto de coronavírus atingiu a China, o maior
parceiro comercial dos portos, forçando um fechamento prolongado de fábricas
por lá - que normalmente fecha por pelo menos algumas semanas por causa do Ano
Novo Lunar. Quando as fábricas chinesas reabriram, a pandemia atingiu os
Estados Unidos, causando ordens de fechamento que prejudicaram a economia.
Isso levou à diminuição da demanda do consumidor e
pedidos de varejo lentos, que, por sua vez, causaram as precipitadas quedas de
carga em 2020 - uma tendência que agora deve continuar ao longo da maior parte
do ano.
Se afastar do comércio centrado na China, disse ele, criaria um mercado
mais diversificado e ágil para os EUA a longo prazo.
No entanto, também poderá significar anos menos lucrativos para os
portos gigantes da costa oeste dos Estados Unidos - que dependem principalmente
do comércio da Ásia.
Você acha benéfico ter um comércio
focado em apenas uma região?
Como você acha que relações de exportação e importação mundiais vão
sobreviver?
Fonte: https://www.dailybreeze.com/2020/05/12/la-long-beach-port-cargo-volumes-sagging-as-coronavirus-crisis-persists/
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