Todos já perceberam o impacto que o covid-19 tem causado na economia brasileira mas você sabia que os portos também estão perdendo produtividade devido a essa situação? 

 
                         Long Beach. Pixabay, 2020
   
Os portos dos Estados Unidos perderam produtividade em volume de carga. Esses portos são Long Beach e Los Angeles. Sabendo que o Porto de Long Beach é o segundo maior em movimentação de contêineres de todo Estados Unidos você consegue imaginar a situação dos outros?
O diretor executivo do porto, Gene Seroka conversou com jornalistas do Daily Breeze. Na entrevista disse que "no mês de abril, o porto (de LA) movimentou 689.000 TEUs, 6% abaixo do ano passado."

O Porto de Long Beach, que divulgou os dados de abril na terça-feira, 12 de maio, disse que seu volume de carga no mês passado caiu 17,3% - ou 519.730 TEUs - em relação ao mesmo mês de 2019.
Os portos duplos – Long Beach e Los Angeles registraram declínios a cada mês de 2020 até agora, em comparação com os mesmos meses do ano passado; No geral, Los Angeles caiu 15,5% este ano em comparação com 2019 e Long Beach caiu 9,5%, segundo dados.

Além disso haverão diversas viagens canceladas.

Enquanto o porto de Long Beach relatou apenas um arquivamento de navio cancelado em abril, mais virão. O complexo portuário de San Pedro Bay, que inclui os dois portos, está analisando 48 viagens canceladas de 1 de abril a 30 de junho, disseram autoridades do porto de Long Beach. Dezesseis deles estarão em Long Beach.
Ambos os portos combinados relataram 10 travessias em branco durante o mesmo período em 2019.
Em abril os números se atualizaram após as 61 travessias canceladas para os dois portos durante o primeiro trimestre de 2020, causadas por uma desaceleração da fabricação quando a crise do COVID-19 atingiu a China com mais força. Isso foi quase o dobro das 31 travessias em branco do mesmo período do ano anterior.


Será que a China tem relação? Por que ....

                     Pixabay, 2020
                                   
A China é o maior parceiro comercial dos portos.
Ambos os portos, por exemplo, registraram volumes recordes de carga em abril de 2019, em grande parte por causa dos carregadores tentando vencer mais uma rodada de tarifas que o governo Trump impôs à China durante a guerra comercial. O arrasto na carga apareceu no segundo semestre de 2019: de setembro a dezembro.


O efeito da guerra comercial transitou para 2020, particularmente em janeiro. Em seguida, o surto de coronavírus atingiu a China, o maior parceiro comercial dos portos, forçando um fechamento prolongado de fábricas por lá - que normalmente fecha por pelo menos algumas semanas por causa do Ano Novo Lunar. Quando as fábricas chinesas reabriram, a pandemia atingiu os Estados Unidos, causando ordens de fechamento que prejudicaram a economia.
Isso levou à diminuição da demanda do consumidor e pedidos de varejo lentos, que, por sua vez, causaram as precipitadas quedas de carga em 2020 - uma tendência que agora deve continuar ao longo da maior parte do ano.

Se afastar do comércio centrado na China, disse ele, criaria um mercado mais diversificado e ágil para os EUA a longo prazo.
No entanto, também poderá significar anos menos lucrativos para os portos gigantes da costa oeste dos Estados Unidos - que dependem principalmente do comércio da Ásia.


Você acha benéfico ter um comércio focado em apenas uma região?

Como você acha que relações de exportação e importação mundiais vão sobreviver?




Fonte: https://www.dailybreeze.com/2020/05/12/la-long-beach-port-cargo-volumes-sagging-as-coronavirus-crisis-persists/